Buscar
  • BMT Advogados

A importância de um método especializado para a Redução da Inadimplência Escolar

As Instituições de Ensino, em geral, não ficam confortáveis na realização das cobranças aos responsáveis inadimplentes em razão do vínculo criado entre escola-cliente-aluno. Algumas preferem se adequar à inadimplência, outras optam pela cobrança interna e poucas contratam serviço terceirizado especializado.


A inadimplência, que girava em torno de 4%, levava a uma adequação do gestor escolar a tal desfalque no orçamento escolar. Em tempos atuais, contudo, esse percentual pode atingir uma elevação que a Instituição não consegue suportar como antes, e o gestor pode perceber a necessidade de iniciar a cobrança internamente por meio da secretaria. Apesar disso, este método pode não apresentar a eficácia esperada, pois existe o risco da perda do aluno, de modo que a recuperação de crédito escolar não se torna eficiente.

Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho: “O mercado de consumo foi severamente atingido, gerando muitas reclamações no Procon e ações na Justiça. Não foram poucos os pais e estudantes com pendências financeiras junto às instituições de ensino que acabaram por sair da escola ou faculdade, havendo um aumento no percentual da evasão escolar, inadimplência e desistência em relação a 2019”. ( http://www.procon.rj.gov.br/index.php/publicacao/detalhar/4586)


Na contratação do serviço terceirizado, a relação cliente - responsável - aluno permanecerá resguardada. É importante frisar que a prestação desse serviço deve ser realizada com as devidas cautelas, visto que não se trata de cobrança de mercado, mas de cobrança escolar, no qual o produto final é a Educação, o futuro dos alunos.


Para uma cobrança de crédito escolar eficaz o profissional deve ser especializado para o setor educacional, o que requer uma linguagem de acolhimento para que não resulte na perda do alunado. Da mesma forma, a negociação junto aos responsáveis deverá ser diferenciada, considerando as peculiaridades do segmento, como, por exemplo, seu caráter cíclico e a incompatibilidade com uma cobrança automatizada.


O gerenciamento da cobrança deve ocorrer por meio da implantação da política e rotina de cobrança, com uma régua de cobrança que deve ser seguida da mesma forma que a Instituição segue o calendário escolar político-pedagógico.


Portanto, o serviço de cobrança de crédito escolar diferenciado resulta na recuperação de créditos para a Instituição, na redução da inadimplência e, principalmente, na permanência do vínculo da escola com a família do aluno.


10 visualizações0 comentário